-->

Pesquisar

..................... Notícias · Entretenimento · Esportes · Vídeos

domingo, 29 de maio de 2011

Biografia de Antônio Régie.

bg_dotsimage

O Cordel de Antônio Régie.
Poeta, cordelista, sertanejo. Conheça as “façanhas” desse ícone Gabrielense.

 

 


imageO ano de 1972 é uma data muito importante para a cidade de São Gabriel, pois exatamente no dia 30 de julho, desse mesmo ano, nasce uma criança que dentre tantas outras tem um brilho diferente. Cresceu dentro de um padrão humilde como todos os filhos de São Gabriel.

Vindo de uma prole de oito irmãos tornou-se o orgulho dessa família, como Técnico Agrícola pela Escola ESAGRI, é poeta cordelista por dom e graça da natureza.

image

Antônio Régie é uma expressão muito importante na nova geração da poesia baiana. Sempre inspirado pelos desajustes sociais, mostra através dos signos o que muitas vezes passa despercebido pela sociedade. Dono de um caráter próprio, costuma sempre mostrar os rastros de insatisfação e resistência em suas expressões poéticas.

Grita contra todo tipo de opressão, mostrando suas feridas, alegrias e tristezas advindas dessa sociedade caótica.


image

 

Antônio Régie considera "Miguelão", O Homem que Enganou a Morte", a sua obra mais importante porque teve repercussão fora do Estado da Bahia.

"Em São Gabriel reside
Um sujeito de sorte
Ele é sisudo e alegre
E tem um corpo forte
Por ser boêmio, o homem
Que um dia enganou a morte"

"Miguelão adoeceu
E muito triste ficou
Dor de cabeça e febre
Dizia ele: chegou!
Assim não posso ficar,
A morte quer me levar,
Mais de atrevido não vou"


imageMuito defende o sertanejo, com perspectiva de dias melhores para essa gente tão sofrida, desejando uma vida digna sem exploração e com acesso à educação e inclusão social.

 

"Sertão de lutas bravias,
Do seu povo sonhador,
Da beleza da poesia
Na rima do trovador
Dessa gente que gargalha
Que sonha, vive e trabalha
Com prazer e muito amor."


image

Leu vários autores, os quais lhe ajudaram a produzir suas obras. Dentre eles estão Jorge Amado, José Lins do Rego, Patativa do Assoré e Guimarães Rosa.

"Antônio Régie, é meu nome
Nasci aqui no sertão
Tenho por Jorge Amado uma estima
O escritor da emoção
Na sua obra ficou
Imortalizado o amor
O sonho do cidadão"


image

As rimas denunciosas da falta de ética dos políticos brasileiros em Mudanças para o país e fora esse mensalão.

"Mesmo com esse sistema tão cruel
O pobre nunca tem vez
Aqui quem manda é Burguês"


imageimageimageimageimageimageimageimage

Quando algo é importante e interessante, sempre se deve ter a preocupação de registrar os fatos, para que as gerações futuras possam usufruir o conhecimento e se deliciar com suas peripécias e artimanhas. Antônio Régie poeta gabrielense, caráter literário, precisa encontrar espaço garantido na educação de São Gabriel. Agora estamos vivos para confirmar mas, daqui a 200 anos?
É com grande satisfação que apresentamos esse trabalho em sua homenagem, em relação às suas produções poéticas. Dessa maneira esperamos que sua inspiração continue um instrumento valioso para a nossa educação, desde a pré-escola até o ensino médio. Devemos enfatizar a leitura, usando esses cordéis como elemento motivador e despertador de nossas crianças, ensinando-as a terem prazer na leitura.
Esperamos também que este trabalho possa contribuir no seu crescimento profissional e que também lhe proporcione momentos de prazer. É fundamental que você continue apresentando suas produções e que as obras aqui apresentadas e as que virão se tornem um delicado tempero nesta paixão que é educar e cuidar de crianças pequenas.


Nota:
este texto não é de autoria da equipe do Blog Veja SG, foi produzido pela equipe de professoras composta por Hélia Barreto Rocha, Jandira Benício Lima Souza, Joselice Godinho, Maria Neuza Borges da Silva, Selma Catarino Miranda e Vaide Soares Santos de Souza, tendo como fonte principal para este post o blog  Literatura de Cordel, administrado por Edu Rocha.

Fonte completa: http://literaturacordel.blogspot.com/search?updated-max=2007-09-12T10%3A48%3A00-07%3A00&max-results=7

 

1 comentários:

Anônimo disse...

Achei o máximo, está biografia sobre São Gabriel. Estou lendo o livro! tem muitas historias, interesante principalmente essa de Miguelão! Que é um personagem bastante conhecido por ter enganado há morte uma vez.

Postar um comentário