-->

Pesquisar

..................... Notícias · Entretenimento · Esportes · Vídeos

sábado, 14 de maio de 2011

Gruta dos Brejões

Os municípios de São Gabriel, João Dourado e Morro do Chapéu compartilham uma maravilha da natureza, a Gruta dos Brejões, uma Área de Proteção Ambiental – APA, que abrange um conjunto de cavernas, fósseis de animais pré-históricos, pinturas rupestres, cânions, comunidade quilombola, cultura e tradições religiosas entre outros tantos patrimônios da humanidade.

Gruta dos Brejões 06

Os municípios de São Gabriel, João Dourado e Morro do Chapéu compartilham uma maravilha da natureza, a APA Gruta dos Brejões/ Vereda do Romão Gramacho. Uma Área de Proteção Ambiental, que abrange um conjunto de cavernas subterrâneas dentro da Gruta dos Brejões, uma caverna surgida por desmoronamento, que ao longo dos séculos foi se formando pela erosão causada pela ação dos ventos e chuvas. Em seu interior existem inúmeras outras cavernas e belezas naturais, como os famosos Bolos de Noiva, DSC_0053uma espécie de formação rochosa oriunda da deterioração das rochas do teto; As estalactites e estalagmites; as águas do Rio Jacaré, que atravessam a gruta, com algumas passagens subterrâneas e fascinantes clareiras há mais de 40 metros de altura representam uma obra de arte da natureza. Também podem ser vistos fósseis pré-históricos do Bicho Preguiça, mas em suas explorações iniciais, inúmeros outros fósseis, de várias outras espécies, foram encontrados e recolhidos por um padre pesquisador da uma Universidade, não se sabendo onde exatamente esses fósseis estão atualmente. Os povos primitivos deixaram suas marcas em pinturas rupestres, encontradas facilmente em várias pequenas cavernas. Cânions exuberantes embelezam a paisagem natural. Ao caminhar entre seus paredões se tem a sensação de estar num mundo pré-histórico comumente visto em filmes Gruta dos Brejões 07do gênero. A área possui uma fauna e flora riquíssima, podendo ser encontrada até uma espécie de águia. Dentro desta área de proteção ambiental vivem em comunidade, descendentes de escravos remanescentes de quilombo, com sua cultura e jeito simples de viver. No interior da gruta, logo em sua entrada, encontramos imagens de entidades religiosas, marcando as tradicionais peregrinações religiosas que ocorrem anualmente há décadas.

Essa área é hojeDSC_0092 uma APA graças aos esforços do senhor Aloísio, José Aloísio CARDOSO, um espeleólogo dedicado à causa da proteção ambiental. Ao longo dos anos Sr. Aloísio veio pesquisando e documentando essa região, e demonstrando sua preocupar com as questões da comunidade quilombola e os danos ambientais existentes. “O diagnóstico sócio ambiental indica: população com grau de pobreza absoluta, água do Rio Jacaré contaminada, áreas de preservação permanente comprometida, tudo isto contrastando com um riquíssimo potencial científico, ecológico e turístico.” (CARDOSO, 2001).


ABSTRACT
SPELEO BRAZIL 2001
Brasília DF, 15-22 de julho de 2001
13th International Congress of Speleology
4th Speleological Congress of Latin América and Caribbean
26th Brazilian Congress of Speleology


APA Gruta dos Brejões e a Bacia Sedimentar de Irecê
[ Environmental Protective Area of the Gruta dos Brejões and the Irecê Sedimentary Basin ]

José Aloísio CARDOSO
CRA – Salvador/Bahia

A APA GRUTA DOS BREJÕES / VEREDA DO ROMÃO GRAMACHO foi criada através do Decreto Estadual nº 32.487/85 para preservação da Gruta dos Brejões, considerada na época a maior do Brasil, os sítios arqueológicos e paleontológicos, os ecossistemas e cultura local.
Localizada a nordeste da Bacia Sedimentar de Irecê, com 11.900 há, abrangendo áreas limítrofes dos municípios de João Dourado, São Gabriel e Morro do Chapéu . Temperatura média de 24ºC, altitude variando de 490 a 720 m. Precipitação pluviométrica anual de 584 mm e com um potencial de evaporação potencial de 2.805,4mm. Alto déficit hídrico.
No grande vale da Bacia Sedimentar de Irecê ocorre uma grande concentração de sítios espeleológicos, arqueológicos e paleontológicos. As águas de superfície e subterrâneas continuam moldando as feições carsticas, nas eternas reações químicas.
O diagnóstico sócio ambiental indica: população com grau de pobreza absoluta, água do Rio Jacaré contaminada, áreas de preservação permanente comprometida, tudo isto contrastando com um riquíssimo potencial científico, ecológico e turístico.

Fonte: http://docs.google.com/viewer?a=v&q=cache:c9lGBtyEZTIJ:www.sbe.com.br/anais26cbe/209-S6.pdf+gruta+dos+brej%C3%B5es&hl=pt-BR&gl=br&pid=bl&srcid=ADGEESiz7ELTkbFq1uBQQOjlNyVlwsvDfehLj5Ws17Kter4mmj_Gi58QZrtnJoiC_v7BVWFazE1aD3ZBYYB1L9yqH0qCSyb0Yj9l6ZkRbdwJ6HhnTZcHZFtPD7M14wRyvnAZgKz8aigB&sig=AHIEtbRgnXQKIsC6-8r9aeQMF79KNp77xw&pli=1

140520111237


0 comentários:

Postar um comentário