-->

Pesquisar

..................... Notícias · Entretenimento · Esportes · Vídeos

terça-feira, 31 de maio de 2011

O futebol histórico de São Gabriel

foto_070918_100303

A estruturação do

futebol em São Gabriel
Saiba como foram as primeiras ações de valorização desse esporte local e quem foram os líderes esportivos que influenciaram as próximas gerações.

Em 1954 o futebol já era uma mania nacional e em São Gabriel já se praticava o esporte. Não existiam equipes organizadas em caráter oficial na pequena Vila, mas jogar bola era uma das principais diversões para os jovens homens. A prática se dava em campos improvisados até que passou a receber mais importância dos praticantes, que decidiram por melhorar a qualidade dos espaços para essa prática esportiva. Assim, naquele ano de 54, foi criado o primeiro campo de futebol em são Gabriel, com sua estrutura ainda de acordo com a realidade da Vila, ou seja, campo de terra, marcação com terra branca e traves de madeira. Esse primeiro campo ficava na Rua do Abacaxi, hoje Rua Antônio Miranda.

Em 1956, chega a São Gabriel o Sr. Raul Ferreira das Virgens e em sua companhia também veio de salvador o Sr. José Oliveira Maia como uma das pessoas de sua confiança. Esses eram comerciantes de porcos vivos e abatidos, que eram transportados e comercializados em salvador. Mas a importância de José O. Maia se concretizou no Futebol local. Em seu histórico esportivo, Maia já trazia na bagagem o título de goleiro do Esporte Clube Bahia. Era o que o esporte gabrielense precisava, de alguém com experiência para alavancar e organizar o esporte ali.

Em 1957, José Oliveira Maia, traz decisões importantes para o futebol local quando, em comum acordo com jogadores de futebol da época, resolveram transferir o campo da Rua Antônio Miranda para a Rua Domingos Neves de Souza, onde hoje está o Colégio Estadual João Durval Carneiro. A estreia foi com o jogo inaugural intermunicipal, uma disputa entre o Esporte Clube Bahia de São Gabriel e a equipe de Canoão, município de Irecê na época, hoje município de Ibititá. O Esporte Clube Bahia de São Gabriel foi o primeiro time de camisa oficial em São Gabriel, em homenagens ao Espore Clube Bahia de Salvador, time de profissionais em que José Oliveira Maia foi goleiro. Esse jogo inaugural teve como juiz, Antonio Barbosa da Silva, conhecido como Antônio "Bracim", e São Gabriel venceu o jogo por 2 x 1, tendo como jogadores José Preto (como goleiro), Roxo, Pé mol, Nicinho, Paior, João Ferro, Pedro de Dió, Valmir de Bela, Gelim, Joaquim de Almeida, e Nelson de João Mateiro. Assim, marcava-se o início de uma nova era em São Gabriel, pelo menos no que diz respeito ao esporte, pois, a partir daí, os estímulo foi dado culminando em outras práticas esportivas, mas, até hoje, o futebol é prática esportiva marcante, contudo, o cenário mudou um pouco quando anos após, quadras poliesportivas foram construídas e viu-se outras modalidades sendo praticadas graças a educadores que valorizavam a poli esportividade. Hoje, o futsal concorre de igual maneira com o futebol. Na sede, é o mais praticado e conta com vários campeonatos ao ano.

foto_070918_093527foto_070918_093713foto_070918_093804foto_070918_093830


Estádio José Oliveira Maia sendo reformado em setembro de 2007

Os estádios se multiplicaram, embora ainda não exista nenhum com estrutura de gramado e arquibancadas, contudo, a sede conta com dois estádios principais, o Parque do Canarinho, pertencente à família do senhor Gelim e o Estádio Municipal José Oliveira Maia, antigo União da Vila, inaugurado em 07 de setembro de 1980 e restaurado em setembro de 2007.

100_1480

Fonte: Escritos de Jessé Paixão da Gama.


1 comentários:

Anônimo disse...

oi meu email celo_futebol_@hotmail.com eu quero saber qual foi o primeiro campo de salvador bahia pode mim responder agradeço

Postar um comentário