-->

Pesquisar

..................... Notícias · Entretenimento · Esportes · Vídeos

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Relatos Históricos sobre São Gabriel, parte 01

 

Iniciamos aqui uma série de textos produzidos por Jessé Paixão da Gama, onde serão abordadas “passagens” históricas de São Gabriel.

 

A compra das terras e a abertura da estrada que ligará à cana brava do Gonçalo

Por Jessé Paixão da Gama

abert. estradas

O município de São Gabriel está situado em terras de uma antiga fazenda de nome Fazenda São Rafael, vendidas ao Dr. Alfredo José Machado e sua mulher no ano de 1873.

José Pereira da Rocha, filho do pai homônimo, ou seja, do velho José Pereira da Rocha, conhecido como Zé Cazuza, que era filho de Raimundo Pereira Rocha e Isabel Pereira Machado, logo se conclui que o fundador de São Gabriel era metade patriarca da vila de Cana Brava do Gonçalo, hoje Uibai.
A compra da fazenda São Rafael, se deu através de permuta onde entrou como mercadoria o escravo Domingos Cabra no valor de um conto de réis, conforme escritura lavrada na vila de xique—xique, a 16 de agosto de 1873, pelo tabelião Juvêncio Rodrigues Ribeiro, então titular do registro imobiliário.
Os primeiros habitantes da fazenda: José Pereira da Rocha, o comprador, e seus irmãos Lourenço e Antônio, mudaram para São Rafael no mesmo ano da compra. Contam que alguns anos depois de situados na fazenda os moradores resolveram abrir uma estrada que cortaria uma linha ligando São Gabriel a Cana Brava do Gonçalo, isto foi no ano de 1890, e quem chefiou esta empreita foi Manoel Carvalho da Rocha, conhecido como Manelão, homem que se destacou na região pela força física e pela inteligência.
Manelão iniciou a picada tendo como orientação o morro branco ponto visível na terra de Cana Brava. Trabalharam vários dias, nessa estrada e acabaram descobrindo em seu percurso grandes lagoas cobertas de ágape.


0 comentários:

Postar um comentário